São várias as propagandas e marketings que vemos por aí anunciando milagres para rugas, flacidez e celulite.
Através de diversos estudos científicos, já sabemos que um suplemento contendo vitaminas e minerais, trará benefícios como melhora na firmeza, hidratação e textura da pele.
Mas fica a dúvida: quais suplementos? Qual colágeno é melhor? Hidrolisado é a mesma coisa que Verisol? Por que o Verisol é o melhor? O que precisa estar associado ao colágeno para que ele potencialize a sua produção de colágeno?
Hoje, de forma bem resumida, vou te ajudar a escolher o melhor suplemento para potencializar o seu colágeno da forma correta.
Aprenda a entender os rótulos dos suplementos orais e assim identificar qual realmente te trará resultados.
A partir dos 30 anos é quando começamos a perceber alguns sinais de que algo está mudando na nossa aparência. Aparece uma ruga ali, uma flacidez aqui, olheiras teimam em incomodar.
Aos 40 anos esses sinais se tornam mais intensos, e temos a sensação que o nosso rosto está derretendo, não é mesmo?
O que você pode fazer para prevenir e atenuar esses sinais?
A suplementação oral irá te beneficiar prevenindo e melhorando a sua pele, diminuindo os sinais do envelhecimento. Ela fará milagres? NÃO, você só terá efeitos cirúrgicos com cirurgia e efeitos de procedimentos, com procedimentos. Mas a suplementação é uma excelente ferramenta te ajudando muito na prevenção e melhora da flacidez, complementando os seus cuidados.
Sempre converso com as minhas paciente em consulta particular sobre os 3 pilares mais importante para envelhecermos bem:
Muitos profissionais indicam apenas 1 ou 2 pilares e obviamente têm resultados, mas não como uma pessoa que realiza os 3 de forma correta e completa.
E muitas mulheres não têm condições financeiras de realizar os procedimentos, isso não quer dizer que você não precisa suplementar.
A suplementação oral é importante para TODAS as mulheres, independente se você faz procedimentos ou não.
Não vou me ater ao pilar 1 e 2, porque eles são personalizados para cada pessoa, dependendo da sua genética, hábitos de vida, alimentação entre outros fatores.
Mas a suplementação, essa sim pode e deve ser realizada por todas pessoas, já que os nutrientes e células vão atuar de forma igual em todos os indivíduos.
Quando vamos para a mídia, somos bombardeadas com informações de colágeno hidrolisado, verisol, vitamina C e por aí vai. Mas como saber se o suplemento x ou y é o melhor, como acreditar em propagandas se não conhecemos o produto.
Hoje vou ensinar a vocês a interpretar os rótulos dos suplementos e assim buscar o melhor produto no mercado.
É preciso entender que nossas células não precisam apenas de colágeno para realmente produzir o colágeno e elastina que vão estruturar a nossa pele. Além do colágeno em si, precisamos de alguns cofatores para potencializar a nossa produção.
Portanto não adianta apenas tomar o colágeno, ele precisa estar associado com esses cofatores.
A molécula de colágeno que você toma é quebrada pelo seu organismo primeiro em colágeno hidrolisado e depois em peptídeos. Seu organismo absorve esses peptídeos que são enviados diretamente para suas células produtoras, entre elas a mais importante de todas em se tratando de pele, o fibroblasto.
O fibroblasto não consegue receber uma molécula grande de colágeno (que nada mais é que proteína) e simplesmente produzir o seu colágeno e elastina. A molécula do suplemento precisa ser pequena, portanto quanto menor as moléculas do colágeno que você tomar, mais fácil e rápido será esse processo. Isso se refletirá em melhores resultados!
Resumindo, quando você toma peptídeos de colágeno, seu organismo tem menos trabalho, já que não precisa quebrar essas moléculas para serem absorvidas.
Qual o melhor colágeno?
Você sabe as características que o suplemento de colágeno deve ter? Qual o melhor colágeno que temos disponível hoje?
Aqui respondo a maior dúvida de todas: a melhor forma de colágeno são os peptídeos, e hoje basicamente temos duas marcas patenteadas com essa tecnologia: Verisol e Peptan.
E qual o melhor colágeno? Hidrolisado? Peptídeos?
Todos suplementos são colágeno hidrolisado, porém você deve procurar sempre pelos Peptídeos de Colágeno. Hoje temos duas marcas patenteadas que são os melhores peptídeos de colágeno. E quais são?
Tenho certeza que você já ouviu falar por aí do Verisol, e talvez já tenha escutado sobre o Peptan também.
São colágenos patenteados, que na verdade são moléculas já quebradas, os peptídeos de colágeno, facilitando a absorção e uso pelo seu organismo.
Os suplementos disponíveis hoje no mercado são todos Colágeno hidrolisado, porém poucos são peptídeos de colágeno, como o Verisol e Peptan.
Por esse motivo, no rótulo do seu produto precisa estar registrado que contém Verisol e/ou Peptan. Se não contém essa informação, você provavelmente está consumindo o colágeno hidrolisado, ou seja, uma molécula grande que provavelmente seu organismo conseguirá aproveitar muito pouco e não irá para a sua pele.
É melhor que o colágeno seja em cápsula ou em pó?
Colágeno deve ser em pó! Isso facilitará a biodisponibilidade e consequentemente a absorção pelo seu organismo, fazendo com que o aproveitamento seja muito maior.
Qual a quantidade ideal que devo tomar de colágeno?
Outra característica que temos que observar é a quantidade de peptídeos de colágeno. Alguns produtos não dizem quanto tem de Verisol, sabe por que?
Porque ele é mais caro, então algumas empresas colocam pouca quantidade para poder usar o nome Verisol, mas não tem a quantidade mínima necessária para trazer resultados efetivos para a sua pele. Portanto, minha sugestão é verificar a quantidade!! São poucas empresas que têm essa transparência.
Qual a quantidade ideal de Peptídeos de Colágeno?
A quantidade ideal de Verisol é de 2,5g e do Peptan 1,0g.
Se não tiver essa informação no rótulo, provavelmente a empresa está querendo esconder algo, desconfie.
O que precisa estar associado ao colágeno para que eu tenha resultados?
Vamos a 2a coisa importante a respeito da produção de colágeno e elastina: Todo o processo de formação PRECISA de outras vitaminas e minerais, os chamados cofatores!
Quando pequena eu sempre escutava da minha mãe:
“- Tem que tomar Vitamina C todos os dias pra ficar jovem!”
E não era à toa que escutamos isso desde sempre, a vitamina C é uma das mais importantes envolvidas no processo. Sem vitamina C, você pode tomar 5kg de colágeno, de nada vai adiantar.
A vitamina C é fundamental no início da formação do seu colágeno pelo fibroblasto.
Portanto, se o suplemento não tem Vitamina C de nada vai adiantar, a não ser que você tenha uma alimentação muito equilibrada, e não vale tomar suco de laranja, ta?
Os estudos mais atuais comprovaram que precisamos de 250mg de Vitamina C diários.
Sempre observe se o seu colágeno vem com Vitamina C e a quantidade que deve ser 250mg ou mais.
A grande maioria vem com 45mg, que é ideal para cofatores, mas pouco para associar ao colágeno.
O que mais precisa ter no meu suplemento para potencializar seus resultados?
Você com certeza já ouviu falar maravilhas do Ácido Hialurônico. Muito utilizado como preenchedor para procedimentos estéticos, além de hidratar a pele, ele ajuda a dar viço para a pele.
Infelizmente conforme nós vamos envelhecendo, nossa produção de Ácido Hialurônico começa a diminuir muito, deixando nossa pele sem vida.
Nós mulheres quando entramos na menopausa, diminuímos muito a nossa produção de Ácido hialurônico, e é aí que a suplementação oral dessa maravilha pode nos ajudar.
O suplemento de ácido hialurônico contribui para a diminuição de linhas finas, flacidez e manchas de pele, melhorando em até 4x a hidratação da nossa pele, além disso, também ajuda em processos de cicatrização.
Assim, consumir o Ácido Hialurônico em pó diariamente estimula os fibroblastos e melhora a hidratação da pele fisiologicamente de dentro para fora. Inclusive sendo mais eficiente que usar creme de ácido hialurônico tópico, já que o tópico tem dificuldade de permear na pele.
O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares.
Zinco também é fundamental para a formação do nosso colágeno, além claro de ser super importante para o nosso sistema imunológico. Tem Ação antioxidante e melhora a cicatrização da pele. Por ter efeito anti-inflamatório, diminui a oleosidade e reduz lesões de acne. Para quem gosta do efeito do Botox, a suplementação de zinco pode aumentar a duração do Botox.
Como saber se o suplemento está completo?
Procure as tabelas nutricionais de todos os produtos disponíveis (isso se você achar, porque infelizmente tem algumas empresas antiéticas que nem a tabela nutricional divulgam nos seus sites e embalagens) e compare!!! Observe se tem tudo que citei aqui nesse artigo pra vocês.
Fiz um resumo de tudo que o seu suplemento de colágeno deve ter, assim fica mais fácil de você encontrar o suplemento perfeito!
Sempre confira a tabela nutricional. E aí você decide se quer 60% do que um suplemento pode oferecer ou 100%.
Empresas idôneas optam por colocar o aminograma também, é um assunto mais complexo porque entra na bioquímica dos aminoácidos, mas é sempre interessante procurar pelos aminoácidos: lisina, hidroxiprolina, glicina e prolina.
Com qual idade devo iniciar a suplementação de Colágeno?
Essa é outra dúvida muito comum. Mulheres e homens acima de 25 anos já podem iniciar a suplementação, mas principalmente para mulheres acima de 40 anos, a suplementação deve ser mais completa. Sabe por que?
Porque nós mulheres passamos pela menopausa, e a interrupção da produção dos hormônios femininos afeta diretamente a pele e a flacidez de todo o corpo.
Concentração do Ácido Hialurônico ao longo da vida
Na menopausa a pele sofre alterações e tende a ficar menos hidratada e mais flácida, com maior tendência à rugas devido à diminuição da produção do colágeno e ácido hialurônico, que passa a ser apenas 30% do que necessitamos. Isso gera um aumento da flacidez, perda de elasticidade e tônus e a pele fica mais fina, frágil e ressecada.
Iniciando a suplementação de colágeno por volta dos 35-40 anos, você realiza uma prevenção a tudo que irá acontecer na menopausa, minimizando o impacto na sua pele e na flacidez.
E mulheres que já estão na menopausa?
Todas as mulheres são beneficiadas e devem fazer a suplementação oral.
Onde encontro um suplemento com todas essas características?
Depois de tudo explicado, você quer me perguntar, onde encontro esse produto completo?
Sugerimos a suplementação com Biolágeno, um colágeno formulado e produzido pensando em tudo que a ciência já comprovou, utilizando Vitamina C, Ácido Hialurônico e minerais essenciais para potencializar a sua produção de colágeno. Nosso objetivo sempre foi oferecer o que há de melhor na indústria de suplementação.
Minha experiência dentro do meu consultório indicando suplementação para as minhas pacientes, junto com uma equipe de farmacêutico e nutricionista, nos permitiu formular o único colágeno 3 em 1 do Brasil.
A tecnologia do Verisol e Peptan, associado com o nosso amado Ácido Hialurônico.
Para as mulheres que quiserem uma suplementação super completa com todos cofatores e colágeno, sugerimos o combo Bionita + Biolágeno.
A cápsula de cofatores mais completa do mundo com o Colágeno 3 em 1 mais completo com Ácido Hialurônico.
Tomando os dois, você estará fazendo o melhor programa de suplementação disponível no mundo.
Se você tem abaixo dos 40 anos e possui uma alimentação equilibrada, você pode adquirir apenas a cápsula com os cofatores e silício orgânico - Bionita - para iniciar sua prevenção e potencialização do colágeno.